quinta-feira, setembro 07, 2006

TEMAS ABORDADOS



"Alto está
e alto mora:
todos o vêem,
ninguém o adora"
Adivinha - Sino

Hugo Macedo
Alguns temas abordados no Congresso

P-01- SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. Uma análise acerca do papel da escola na orientação sexual dos jovens (na opinião de professores, pais e adolescentes)
AUTOR: Leila Silmara de Morais Nogueira
ORIENTADOR: Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira
RESUMO:
O estudo da sexualidade está ligado aos valores de cada sociedade. Como essas instruções não são saciadas no âmbito familiar, emerge daí a necessidade de uma orientação sexual, para que o indivíduo possa compreender e conviver melhor com a diversidade em meio à descoberta da sexualidade. A escola aliada à família exerce uma função essencial na educação sexual dos adolescentes, tendo em vista, o seu papel de construção de conhecimento na sociedade. Neste sentido, o objetivo do trabalho proposto tem o intuito de analisar a opinião de pais, professores e adolescentes com relação ao papel desenvolvido pela escola na orientação sexual dos adolescentes. A coleta dos dados foi realizada através de um estudo descritivo e exploratório na escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado – Mossoró / RN. O instrumento utilizado na investigação foi o grupo focal que conforme Morgan (1997) constitui-se numa técnica qualitativa que visa o controle da discussão de um grupo de pessoas inspirada em entrevistas não diretivas.

P-02 - Revista Acadêmica Bula
EXPOSITORES: Jefferson Melo de Araújo, Maísy de Medeiros Freitas e
Patricia Caetano de Oliveira
AUTORES: Maísy de Medeiros Freitas, Patrícia Caetano de Oliveira, Jefferson Melo, Mário César Gomes (Educação Artística/ UFRN)
RESUMO:
A Revista Acadêmica BULA, se propõe a ser um veículo de comunicação que possibilite a publicação de textos acadêmicos, divulgação de eventos culturais, críticas artísticas e outros gêneros literários, como também favorecer o diálogo entre os alunos do Departamento de Artes e demais departamentos ligado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA.

P-03 - Publicidade e Propaganda: qual é a diferença?
AUTORA: Dalvacir Xavier de Oliveira Andrade (Mestre em Ciências Sociais/ UFRN, Professora de Publicidade e Propaganda/ UnP. e FANEC)
RESUMO:
Os vocábulos Publicidade e Propaganda são tidos, no Brasil, como sinônimos. Contudo, existem diferenças, tanto históricas, quanto semânticas entre eles. O equívoco tem suas origens no próprio surgimento da atividade publicitária no país. Com as primeiras agências brasileiras, inspiradas nas agências americanas, chegou-se a indevida tradução de publicity, propaganda e advertise, gerando a incorreta utilização dos termos como sendo sinônimos.

P-04 - Projeto Primeiros Passos em Pau-Brasil e Rocinha.
AUTOR E EXPOSITOR: Bruno de Oliveira Lima (Aluno da pós-graduação em Antropologia Social/ UFRN)
RESUMO:
Esse trabalho é uma análise, identificação e avaliação, das práticas e competências familiares em áreas rurais nas comunidades tradicionais de Rocinha e Pau-Brasil, localizadas na microrregião de Macaíba no Rio Grande do Norte. O principal objetivo é elaborar um diagnostico situacional destas comunidades para futuras ações intersetoriais das competências familiares, buscando assim, o fortalecimento da relação mãe e filho no seu ambiente.

P-05- PEDAGOGIA DA TERRA: Relato de uma experiência na UERN
AUTORA: Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira
RESUMO:
O Programa Pedagogia da Terra, consiste numa parceria entre a UERN e o INCRA - Instituto Nacional da Reforma Agrária, com a finalidade de atender dentro do Plano Nacional de Reforma Agrária a oportunidade da educação de nível superior para àqueles que vivem nos assentamentos humanos rurais. O objetivo do trabalho é suscitar a relevância do programa através do curso de pedagogia, para a transformação social no campo e analisar a priori, a experiência de uma disciplina (pesquisa educacional), tendo em vista uma primeira aproximação dos rurícolas com a Universidade. A experiência, mostrou que a história de vida e o conhecimento empírico destes constituem em sólidas ferramentas no âmbito acadêmico. Já que por essa via, são possíveis interrelações entre o conhecimento teórico com a vivência nos assentamentos, o que proporciona uma interlocução capaz de nortear uma construção no processo educacional vigente.

P-06 - O imaginário e o lendário na construção da identidade de um povo.
AUTORAS: Maria Aparecida de Almeida Rego
Paula Virginia da Silva
RESUMO:
O mistério, o medo, o incerto, a humanização dos animais e dos elementos da natureza são temáticas recorrentes no imaginário da tradição popular. Uma tradição que não se perde com o tempo. São imagens construídas que, ora consideradas falsas pela ciência, o que prevalece é a “lei da palavra” repassada, capaz de garantir veracidade às representações que estão diretamente ligadas à origem de lugares e/ou justificativas de fatos. Assim, ao coletarmos narrativas sobre Os sete buracos ou a gruta do Bode, um subterrâneo localizado no município de Canguaretama, município do Rio Grande do Norte, identificamos uma coletânea de histórias reais e/ou lendárias que habitam o imaginário de um povoado, como forma de registro de um passado que contem elementos do maravilhoso, do fantástico e do lendário como tentativa de explicação para fatos que influenciaram e influenciam na construção de suas identidades.

P-07 - Aspectos sócio-ambientais da produção da cal em Governador Dix Sept- Rosado/RN
AUTORA: Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira (especialista em direito ambiental, mestre em desenvolvimento e meio ambiente PRODEMA/ UERN)
ORIENTADORA: Françoise Dominique Valéry (Drª Planejamento Urbano e Regional,Professora da UFRN)
RESUMO:
O município de Governador Dix Sept Rosado está localizado no Estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil, na faixa semi-árida, centrado na mesorregião Oeste Potiguar. O mesmo possui sua atividade econômica baseada na calcinação de calcário. Constituindo-se ainda numa atividade bastante rudimentar, utilizando os produtores da cal virgem o uso da lenha como fonte energética para os fornos. Desse modo, existem duas cadeias produtivas envolvidas com este trabalho: uma que está ligada à atividade extrativa do calcário (matéria-prima dos fornos) e outra ligada ao corte da lenha.. Diante das dificuldades a priori detectadas, a pesquisa utilizou uma metodologia calcada na observação sistemática, entrevistas abertas, conversas informais, registros fotográficos, documentos além da imparcialidade junto ao depoimento dos lenhadores,sendo realizados um levantamento bibliográfico e um mapeamento da área estudada, na zona rural.

P-08- As variantes não-canônicas menas e meia: um estudo sobre variação sociolingüística
AUTORA: Maiza de Albuquerque Trigo (Mestranda – PPGEL/ UFRN)
RESUMO:
Esta pesquisa se propõe a discutir a relevância de um trabalho, junto aos alunos tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, de conscientização sobre a co-existência de variantes na língua materna e de distinção entre as variantes padrão e não-padrão dessa língua, considerando a existência das variantes não-canônicas MENAS e MEIA. Nossa pesquisa está inserida no domínio teórico da Sociolingüística Variacionista, inspirada por Labov, em que consideramos que variáveis sociais, como sexo, idade e escolaridade, e variáveis lingüísticas, como presença da variação de gênero e decategorização, influenciam a escolha de uma das variantes. Através de entrevistas com doze informantes – seis mulheres e seis homens, de escolaridades diferentes e faixa etária similar, e com o objetivo de investigar a ocorrência de variação nos advérbios MENOS e MEIO, foi possível evidenciar a co-existência dessas formas na modalidade oral da língua, mostrando que há concorrência entre as formas variantes.

P-09- A FEIRA NO SERTÃO DO SERIDÓ POTIGUAR: por uma abordagem geográfica cultural
AUTOR E EXPOSITOR: Marcos Antônio Alves de Araújo (Geógrafo e Mestrando do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia/ UFRN)
RESUMO:
Incrustadas em boa parte dos espaços das cidades que compõem as cartografias urbanas do Seridó Potiguar, as feiras livres, representam, ainda, instituições, ditas, tradicionais onde são tramadas uma multiplicidade de relações culturais. Nesse sentido, ancorado nos baluartes teórico-metodológicos da Geografia Cultural e alicerçado nas inspirações discursivas de Rogério Haesbaert, Paulo César da Costa Gomes, Marcelo Lopes de Souza, Paul Claval e Michel Foucault, elegeu-se como objetivo deste trabalho, analisar os motivos que fazem com que os múltiplos territórios da feira livre da cidade de Caicó, enxertada nas terras sertanejas do Seridó Potiguar, sejam construídos e reconstruídos diante de um surgimento de modernos espaços de usos e consumos, problematizando as práticas culturais tecidas pelos sujeitos sociais nas malhas espaciais demarcadas, apropriadas e controladas por relações de poder.

P-10 - ALUNOS PESQUISADORES: histórias de vida e identidade
AUTORA: Joana Leopoldina de Melo Oliveira (UFRN)
ORIENTADORA: Profª. Drª. Maria de Lourdes Patrini Charlon (UFRN)
RESUMO:
Trabalhar com relatos orais é uma forma privilegiada de se obter o máximo de informações de um indivíduo ou grupo social. A história de vida é um desses recursos da história oral, onde o narrador dá ao pesquisador informações que serão captadas além do indivíduo, e serão analisadas na coletividade em que está inserido. Esse estudo se inscreve no projeto de pesquisa “A escrita e seu duplo: campos múltiplos de observação e invenção”, tendo como objetivo discutir os conceitos, histórias e narrativas de vida, produtos orais de colaboração entre uma pessoa que fala de sua vida e uma outra que escuta e intervém de maneira mais ou menos ativa no discurso. Através do método da entrevista compreensiva, foram analisadas as entrevistas de alunos pesquisadores de graduação, iniciação científica e pós-graduação em ciências humanas da UFRN, que fazem parte do projeto.

P-11 - Jardim do Seridó/RN: uma leitura imagética do urbano.
AUTORA: Evaneide Maira de Mélo (Mestranda em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia/ UFRN)
ORIENTADORA: Profª Drª Maria Helena Braga e Vaz da Costa (Coordenadora da base de pesquisa Artes Visuais , Cultura e Representação/ DEART/ UFRN)
RESUMO:
Empreendemos uma jornada pelos labirintos urbanos de Jardim do Seridó/RN, tomando como referencial empírico o acervo fotográfico de Zé Boinho, fotógrafo oficial da cidade no transcorrer dos anos de 1950 a 1980, com o objetivo de construir um painel sobre o cotidiano citadino na temporalidade em questão.Os procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa corresponderam ao levantamento de referenciais sobre Represetanções, Geografia Cultural, Imagem e Cidade. Neste sentido, apontamos os trabalhos de Corrêa (2001), Claval(2001),Manguel(2001), Barthes(1984), Pesavento(1995) e Calvino (1990). Como também, desenvolvemos atividades de campo na cidade de Jardim do Seridó/RN para coletar o acervo fotográfico de Zé Boinho.

P-12 - O PERFIL DO ALUNO PESQUISADOR
AUTORA: Francisca Arinuza Dantas Sizenando (Letras/UFRN)
ORIENTADORA: Profa. Dra. Maria de Lourdes Patrini Charlon (UFRN)
RESUMO:
Este trabalho é baseado no projeto de pesquisa a “Escrita e o seu duplo: campos múltiplos de observação e invenção”, que analisa os relatos de alunos-pesquisadores de graduação, iniciação científica e pós-graduação em Ciências Humanas da UFRN, na busca da valorização da oralidade e da identidade desses alunos pesquisadores, tendo a preocupação de resgatar com esse trabalho o indivíduo e seu papel social, nas relações homem e sociedade, assim como, conhecer as escolhas profissionais e pessoais destes indivíduos.

P-13-Tradição e modernidade na arte de contar histórias
Autora e Expositora: Danielly da Conceicao Lima Cavalcante (Letras/ UFRN)
Resumo:
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do conto oral e da prática social do contar e, discutir os motivos pelos quais essa prática vem resistindo, apesar dos anúncios de sua quase extinção. Essa questão motivou as pesquisadoras, Profª. Maria de Lourdes Patrini e Profª. Vera Lucia F. Pereira, a desenvolverem projetos de pesquisa. Os resultados obtidos pelas pesquisadoras estão nos livros “A renovação do conto” e “O artesão da memória”, respectivamente. Em seus estudos, as pesquisadoras privilegiam a transmissão e a recepção orais do conto, sendo que no primeiro a autora revisitará a prática tradicional dos contadores de histórias, mas seu estudo se concentrará na renovação da prática oral de contar e sua performance a partir de maio de 68 até 1998. O segundo livro foca, com um tom de nostalgia, a fala do contador, seus anseios e seus esforços em adaptar a sua arte aos apelos de uma modernidade aguda. A importância de tais trabalhos se encontra nos estudos realizados sobre a oralidade, escritura, memória e performance voltados para a prática do contador. Para a realização desses trabalhos as pesquisadoras entrevistaram, diretamente, os contadores de histórias, na França e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A análise dos dados revela que, apesar das diferenças existentes, há certas equivalências como, por exemplo, a preocupação com a renovação da prática de contar e a sua transmissão, recepção.

P-14- A CIDADE EM FESTA: Nossa Senhora do Ó contando a sua história
Autor e Expositor: Flávio Rodrigo Freire Ferreira (Ciências Sociais/ UFRN)
Resumo:
A proposta do presente trabalho consiste em estudar a religiosidade e devoção de Nossa Senhora do Ó na cidade de Nísia Floresta (RN) e analisar como os moradores percebem a cidade. Com efeito, a festa de Nossa Senhora do Ó ocupa um lugar central no calendário festivo-religioso da cidade e, por esse motivo, procuro fazer uma leitura da lenda de fundação da cidade à luz do passado. Com pesquisa realizada antes e no período da festa, possibilitando a sua descrição etnográfica à luz das narrativas que figuram em torno da santa padroeira, observei ainda a relação existente entre as duas figuras importantes da cidade: Nísia Floresta e Nossa Senhora do Ó.

P-15- A poluição do ar no bairro do Alecrim
Autora e Expositora: Ana Beatriz Câmara Maciel (Aluna do Programa de educação tutorial/ Geografia/ UFRN)
Orientador: Ademir Araújo da Costa
Resumo:
Os problemas ambientais vêm aumentando atualmente nos centros urbanos das médias e grandes cidades, afetando de maneira grave a qualidade de vida da população. Isso se deve ao fato de que o processo de urbanização que ocorreu no Brasil foi de forma muito rápido, desordenado e não planejado, contribuindo assim para um aumento desses problemas. A cidade de Natal não foge a regra, com a sua acelerada urbanização trouxe consigo vários problemas ambientais, evidenciando-se em determinados bairros, como por exemplo, o bairro do Alecrim. É nesse sentido que o projeto de pesquisa em fase final de sua execução tem como principal objetivo estudar a poluição do referido bairro, localizado na cidade de Natal/RN, causado pelo comércio e pelos automóveis, e as conseqüências trazidas por essa problemática ambiental para a população do bairro, tendo como espaço temporal o período de 1990 até os dias atuais.

P-16- Ciclo do Algodão no município de Florânia no final do século XIX
Expositores: Andréa Oliveira de Azevedo e Genilson de Azevedo Farias
Autores: Andréa Oliveira de Azevedo, Genilson de Azevedo Farias, Daniel Bertrand e Luiz Dutra de Souza Neto (Departamento de Arqueologia/ MCC/ UFRN)
Resumo:
Na segunda metade do século XIX ocorreu um importante ciclo econômico no interior do Rio Grande do Norte, o chamado ciclo econômico do algodão. Este ciclo ocorreu no Rio Grande do Norte em dois períodos distintos, o primeiro na segunda metade do século XVIII e o segundo na segunda metade do século XIX. Os dois períodos ocorreram por causa da quebra do fornecimento de algodão norte-americano para o mercado europeu. Esta ruptura se deu por causa de conflitos ocorridos em território norte-americano. Este segundo período consolidou esta atividade econômica no Nordeste do Brasil. Como também alavancou a economia provincial com o estabelecimento de comerciantes estrangeiros que trabalhavam com os negócios de importação de produtos europeus e a exportação de matérias-primas locais.

P-17- Congos de Calçola: uma manifestação artística popular da vila de Ponta Negra
Autora e expositora: Maria da Conceição Lira de Paiva
Orientadora: Profª. DrªTeodora de Araújo Alves/ DEART
RESUMO:
A Vila de Ponta Negra tem muitos “encantos” e, sobretudo tem história, que deve ser preservada, pois nela estão presentes valores que hoje em dia se distanciam em decorrência da economia, da mundialização, da globalização, devoradoras da identidade cultural.O projeto de pesquisa A arte e a identidade de um povo, coordenado pela Profª Drª Teodora Araújo surge para ressaltar a cultura local da comunidade investigada com foco na arte produzida por seus moradores.Com o objetivo de conhecer e estudar as Manifestações artísticas populares: os encantos da Vila de Ponta Negra, ressaltando saberes advindos dos mestres e brincantes dos grupos folclóricos, bem como contribuir com a composição do acervo cultural da comunidade, relato a observação e descrição da linguagem cênica da dança dramática: congos de calçola.A metodologia utilizada para este trabalho de iniciação científica foi a da pesquisa-ação e observação participante como técnica de coleta de dados, além de entrevista com o mestre José Correia, e leituras relacionadas.A pesquisa tem um papel extremamente relevante na perspectiva de suscitar e reavivar, a comunidade investigada para a sua essência artística, valorizando e apresentando ao mundo as suas tradições populares, parte da nossa história.

P-18- CONTRIBUIÇÕES SOBRE SEMIÓTICA: aporte para uma análise discursiva através de Saussure e Peirce
Autores e Expositores: André Domingos da Silva
Genoveva Batista do Nascimento
RESUMO:
Aponta a semiótica como um estudo de toda e qualquer linguagem, pois, é através dela que temos, mesmo que inconscientemente a base para perceber e entender as coisas. A consciência é a premissa maior de todo um complexo de significações que a semiótica busca elucidar, a fim de explicar questões que muitas vezes por nós passa despercebida. Quem nunca tentou decifrar os desenhos de uma nuvem? Quem nunca quis saber o que se esconde por trás das palavras existentes nos discursos utilizados por oradores, juristas, pastores, padres, enfim, pessoas que tornam público as palavras, que verbalizam. Traz considerações sobre Ferdinand de Saussure e Charles Sanders Peirce como bases das discussões fluentes no assunto respectivamente, o primeiro enfoca uma visão diática do signo, atribui puramente suas teorias ao campo da lingüística. O segundo, por sua vez, atribui suas teorias, dentro de uma concepção triádica do signo a toda e qualquer coisa existente na natureza.

P-19 – Memórias de "Antes da Noite": a história do espetáculo teatral que virou presente para Câmara Cascudo
Autora e Expositora: Elisa Paiva de Almeida (Aluna do Curso de Comunicação Social – Radialismo, bolsista PPPg - PROPESQ / UFRN)
Orientadora: Maria da Conceição de Almeida
RESUMO:
O presente trabalho resgata, por meio de um documentário em vídeo a experiência do desenvolvimento do espetáculo teatral "Antes da Noite", feito em homenagem a Luis da Câmara Cascudo no ano de seu centenário. O processo de criação, encenação e montagem proporcionou aos seus participantes a produção de conhecimentos principalmente relacionados à prática teatral e à obra de Cascudo. Além de resgatar a memória dessa vivencia de extensão universitária, o trabalho é também um exercício da utilização da complexidade como fundamentação teórico-metodológica para a produção científica e videográfica.

P-20 – A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: um tesouro a descobrir.
Autoras e Expositoras: Marianne da Cruz Moura
Dominique Cristina Souza de Senna (Alunas do Curso de Pedagogia da DEPED/UFRN)
RESUMO:
O presente trabalho, desenvolvido como parte das exigências para conclusão da disciplina Prática de Ensino no 1° Grau no curso de Pedagogia/UFRN, relata a experiência de prática de ensino, desenvolvida no Centro de Estudos para Jovens e Adultos – CEJA, com turma de 1º ano da EJA. Os alunos de EJA são alunos muito especiais e com uma vontade de aprender muito grande, embora às oportunidades sejam pequenas. Cada aluno tem uma história, uma vivência diferente e muito a nos ensinar. São vidas já vividas e apesar das conquistas já alcançadas eles sentem falta de algo muito importante nessa trajetória, sentem falta da educação, do prazer de ler um aviso, de escrever uma carta, de ajudar um filho numa tarefa ou de, simplesmente, poder escrever seu próprio nome. Conforme a LDB, 1996, Art. 37, § 1º “é de direito dos alunos da EJA e dever do Estado uma boa educação para todos que tenham interesse e vontade de aprender”. Objetivamos desenvolver um trabalho diferente através da compreensão da apropriação da escrita e da linguagem escrita de forma consciente, permitindo a eles uma primeira iniciação as diversas funções da escrita através do trabalho com os textos, com o uso da matemática, através da resolução de problemas que os mesmos vivenciarão no dia a dia, e por meio da linguagem escrita e oral, envolvendo comparações, adições, subtrações e com quantidades e valores em dinheiro. A pesquisa do tipo qualitativa, envolveu um estudo bibliográfico, a coleta de dados através de entrevistas a educadora da sala onde foi realizada a prática e observações não-participativa. Em seguida, realizamos a prática com duração de um mês. Constatamos que, é possível através dessa proposta de trabalho “colher” resultados positivos na EJA e fazer com que os alunos aprendam de maneira real, significativa e de fácil acesso e entendimento.

P-21-Uma Arte de (sobre)Viver: A mendicância entre os Negros do Riacho
Autora e Expositora: Joelma Tito da Silva
Orientador: Prof. Ms.Joel Carlos de Souza Andrade
RESUMO:
Este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “O RN como um Corpo Escrito”, analisa as práticas cotidianas e nomeações em torno de uma comunidade negra, que se estabeleceu na segunda metade do século XIX na zona rural do município de Currais Novos/RN. Denominados de Negros do Riacho, os componentes da comunidade utilizam a venda e fabrico de carvão, da cerâmica utilitária e a mendicância como estratégia de sobrevivência, mantendo contatos semanais com os habitantes da cidade. Entre essas práticas a mendicância se estabelece enquanto aquela crivada por discursos estereotipados, que incidem na produção do “outro ocioso”, porém, evidencia a invenção de táticas diárias estabelecidas pelo homem comum para driblar a carência material agenciando performaticamente gestos, lágrimas e palavras a partir de uma arte de sensibilizar, com o objetivo de conseguir aquilo que se deseja. Assim, problematizamos as adjetivações pejorativas acerca da prática da mendicância e a (re)significação desses discursos pelos Negros do Riacho a partir de uma ética da pobreza, visando produzir efeitos de comoção. Teórico/metodologicamente a pesquisa efetuo-se a partir das discussões sobre o cotidiano presentes em Michel de Certeau, da história oral e da pesquisa de campo participante. Construída a “paisagem de pesquisa”, verificamos que a mendicância institui práticas cotidianas, inventando formas de sobrevivência a partir da criatividade do homem comum.

P-22-EDUCAR PARA A MORAL E SOLIDARIEDADE
Autora e Expositora: Cláudia Leite Guedes
Orientador: Adir Luiz Ferreira /DEPED/UFRN
RESUMO:
A sociedade de hoje encontra-se mergulhada em uma crise de valores morais e sociais. Onde o homem vive em eternas “rinhas”, defendendo seus territórios, lutando por suas idéias, criando muralhas e querendo sempre vencer. Por isso que estudar a solidariedade e a moral apresenta-se como sendo uma prioridade para a formação de seres humanos que possuam “currículo digno”, ou seja, um currículo que não se detenha apenas a cursos e diplomas. Não queremos formar um homem, que viva para o egoísmo e individualismo. Buscamos construir um ser humano que saiba conviver e aprender com “as matas selvagens e os campos semeados” que compõem a vida. Neste sentido, o presente trabalho como sendo de caráter bibliográfico, busca a luz dos autores como Assmann (2000), Comte-Sponville (1999), Delors (2000), Freire (1996), Freitas (2003), Morin (2000), Nunes (2003), Puig (1998), Sequeiros (2000), Tognetta (2003) entre outros -, elucidar as idéias referentes à solidariedade e a moral na formação escolar. Entendendo que a solidariedade apresenta-se como uma teia que move atitudes, a moral é o senso que leva a mais viável conduta. São os valores que carregamos que dizem se estamos fazendo o certo ou o errado, se é justo ou injusto. A escola, local onde o ser humano desenvolve seu processo de lapidação, apresenta-se como sendo ideal para que as práticas pedagógicas possam construir seres mais humano, dignos, felizes e fundamentalmente solidários. No entanto, para isso precisamos instruir educadores em prática pedagógica solidária, participativa e atuante para a formação do mundo melhor.

P-23 - Por quem as palavras dobram: vozes latinas em inscrições dispersas na cidade de Natal-RN
Autores e Expositores: Maria Hozanete Alves de Lima (Professora/ DLET/ UFRN)
Nelson Falcão de Araújo Neto(Aluno/ UFRN/CCHLA/ Depto. de Letras)
RESUMO:
A história de um povo, seja ela de qualquer natureza, política, religiosa, social ou individual, encontra, na língua escrita, uma das formas particulares de permanecer viva. A escrita é, nesse sentido, o passo/rastro, memória de uma sociedade, “memória dos homens” (Georges, 2002). Na cidade de Natal, muitos registros escritos em praças públicas passam despercebidos pelos transeuntes, como sói acontecer. De certo modo, tais registros deixam inscrito o modo particular como os sujeitos, historicamente, significaram/ressignificaram o espaço vivenciado por eles e o discurso que lhe é constitutivo. Dessas inscrições, algumas em particular têm chamado nossa atenção: aquelas que se encontram escritas em Latim e se encontram dispersas em museus, igrejas, praças públicas e lápides. Nosso trabalho tem como objetivo, a partir da catalogação e tradução das inscrições, compreender o universo lingüístico-discursivo metaforizado nessas inscrições e o imaginário popular que gira em torno delas.

P-24- Nísia Floresta: desvio de um ideal patriarcal
Autores e Expositores: Danielle de Medeiros Sousa, Islândia Marisa Santos Bezerra.
RESUMO:
A sociedade brasileira, através da historiografia, foi mitificada como uma sociedade patriarcal, na qual durante muito tempo se representou a mulher como uma figura enclausurada no espaço privado da casa e dos filhos e submetida à forte força masculina na figura do pai, marido ou irmãos.
Apesar de, pelo menos no âmbito dos ideais esse tipo de representação não possa ser descartada, já que os papéis do sexo estavam legitimamente bem definidos em suas funções sociais houve desvios de conduta que se tornaram grandes exemplos de que muitas mulheres negavam – se a se encaixar no discurso patriarcal ao qual lhes impunham.
Nísia Floresta Brasileira Augusta é um desses grandes exemplos, já que foi uma das primeiras mulheres no Brasil a romper esses limites de espaço entre o público e o privado. Com suas idéias, que demorariam mais de um século para serem amplamente discutidas através do movimento feminista, ela se tornou para o seu tempo, nas palavras de Gilberto Freire “uma exceção escandalosa”.
Nosso trabalho tem o objetivo de mostrar que Nísia foi mais que uma exceção, foi uma voz que exprimiu a condição das mulheres que lhe eram contemporâneas e que por mais que fugissem, assim como ela, do esteriótipo de mulher submissa, eram eleitas a uma marginalidade difamatória.

P-25 - Projeto Resgate Documental de Fernando de Noronha
Autora e Expositora: Grazielle Rodrigues/ História/ UFPE.
Orientadora: Drª. Marcília Gama/ APEJE-PE.
RESUMO:
Este trabalho tem como proposta inventariar o acervo documental, existente no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE-PE), com o intuito de resgatar o cotidiano administrativo da ilha de Fernando de Noronha, no século XIX, trazendo a tona registros documentais ainda inéditos, de temas como o abastecimento, o comércio, as medidas de segurança e de higiene e relações comerciais estabelecidas entre a ilha e a cidade do Recife.
Com o levantamento documental da história administrativa da ilha, busca-se contextualizar os documentos no tempo e no espaço estudados, desvendando as múltiplas relações entre estes e o mundo em que o mesmo foi criado. Dentro deste acervo documental, trabalhar os conteúdos referentes às relações entre a ilha e Pernambuco, numa perspectiva de oferecer subsídios para a exploração dos temas citados.
Através de uma metodologia de análise documental, buscou-se inventariar a história administrativa da ilha nas leis, Decretos e Atos, Diários Oficiais do Estado e da União, identificar a representatividade destes registros enquanto documento histórico, identificar informações sobre grupo-pessoas-instituição conhecendo o significado e o contexto histórico-cultural representadas nestes documentos e o nível de conservação dos mesmos.
Assim, com o intercruzamento das informações, tentaremos elucidar o processo que gerou e a finalidade para o qual esse registro serve de testemunho na história.

P-26 – Tradição e modernidade na arte de contar histórias
Autora e Expositora: Danielly da Conceição Lima Cavalcante
Orientadora: Maria de Lourdes Patrini/ DLET
RESUMO:
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do conto oral e da prática social do contar e, discutir os motivos pelos quais essa prática vem resistindo, apesar dos anúncios de sua quase extinção. Essa questão motivou as pesquisadoras, Profª. Maria de Lourdes Patrini e Profª. Vera Lucia F. Pereira, a desenvolverem projetos de pesquisa. Os resultados obtidos pelas pesquisadoras estão nos livros “A renovação do conto” e “O artesão da memória”, respectivamente. Em seus estudos, as pesquisadoras privilegiam a transmissão e a recepção orais do conto, sendo que no primeiro a autora revisitará a prática tradicional dos contadores de histórias, mas seu estudo se concentrará na renovação da prática oral de contar e sua performance a partir de maio de 68 até 1998. O segundo livro foca, com um tom de nostalgia, a fala do contador, seus anseios e seus esforços em adaptar a sua arte aos apelos de uma modernidade aguda. A importância de tais trabalhos se encontra nos estudos realizados sobre a oralidade, escritura, memória e performance voltados para a prática do contador. Para a realização desses trabalhos as pesquisadoras entrevistaram, diretamente, os contadores de histórias, na França e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A análise dos dados revela que, apesar das diferenças existentes, há certas equivalências como, por exemplo, a preocupação com a renovação da prática de contar e a sua transmissão, recepção.

P27- As mulheres do Sertão Colonial e as Representações da Morte
Autora e Expositora: Marcela Martins de Lima - História/ UFRN
RESUMO:
O trabalho sobre As mulheres do sertão colonial e as representações da morte, focaliza o papel desempenhado pelas mulheres nos rituais fúnebres, dentro da documentação que se constitui a fonte básica da pesquisa desenvolvida: inventários disponíveis no 1º Cartório do município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Através deles analisaremos o processo de colonização do Sertão do Seridó e a conseqüente introdução do catolicismo neste espaço, que se tornará visível pelas representações da morte e pelos rituais fúnebres executados cotidianamente pelas mulheres, resultando numa extrema convivência entre os vivos e os mortos e na construção de uma cultura funerária que reforçará sobremaneira os vínculos entre a Igreja e a sociedade.