terça-feira, agosto 29, 2006

COMEÇA HOJE CONGRESSO DE FOLCLORE



"Para Cascudo não existia essa coisa de cultura erudita ou popular. Tudo era igual.”
Daliana Cascudo

Hugo Macedo
Image Hosted by ImageShack.us
Folclorista pernambucano Zé Fernando foi um gigante nos trabalhos para que o Congresso acontecesse

Câmara Cascudo é tema da primeira noite do Congresso
29/08/2006 - Tribuna do Norte

As discussões sobre o folclore nacional passam necessariamente, a partir de hoje, pela cidade natal de Câmara Cascudo. O maior nome da cultura popular do Estado, inclusive, é o grande homenageado do 12º Congresso Brasileiro de Folclore, que vem com o tema “Folclore e Turismo: cenário de inclusão social”, que segue até 1º de setembro no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN) e Fundação José Augusto. O evento conta com os maiores pesquisadores da cultura popular do país. Além dos debates, o congresso terá apresentação das manifestações culturais locais e de outras regiões brasileiras.

Na conferência de hoje, o escritor e presidente da Academia Norte Rio Grandense de Letras (ARNL), Diógenes da Cunha Lima e a escritora Ana Maria Cascudo falam sobre a obra de Cascudo.

Na solenidade de abertura também serão entregues as medalhas de Honra ao Mérito, pela Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore, a cerca de 40 homenageados do Rio Grande do Norte e de outros estados do País, que colaboram para que a cultura popular se mantenha viva.

Apresentações e programação paralela

Na programação paralela, hoje tem a abertura da exposição “Cultura popular nas artes plásticas”, na Fundação José Augusto. No CEFET terá, a partir das 18h30, Boi de Reis de Bocas, Bandeirinhas de Touros, declamadores (Paulo Varela, Bob Motta e Antônio Francisco), e show “Lírio Verde”, de Isaque Galvão.

No Palácio Potengi, às 21h, terá noite dedicada às “danças antigas e semi-desaparecidas”, com pastoril de Tibau, caboclos de Major Sales, grupo Araruna, musical “Usina”, de Khrystal, “Serenata do pescador”, com Fernando Tovar, entre outros.

No dia 31/08, o destaque será o I Cortejo Folclórico do Centro Histórico de Natal, que passará pela Santa Cruz da Bica, Memorial Câmara Cascudo, Palácio da Cultura, Praça André de Albuquerque. Destaque para a presença do secular Maracatu Leão Coroado, de Pernambuco, no cortejo. A programação se encerrará na Cidade Alta com a peça “Viva Cascudo na Terra dos Folguedos”, de Dimas Carlos. No dia 1º, no CEFET, o destaque será o Concerto de Violeiros, às 19h30, com nomes como Antônio Sobrinho e Aldaci França.

Uma mostra de artes plásticas será aberta no Palácio da Cultura, a partir do dia 30, e durante todo o evento, funcionará a ‘Praça Sabor Brasil’, no CEFET, com restaurantes tradicionais onde o público poderá conferir a gastronomia local, regional e brasileira.

PALESTRAS DE HOJE

Dia 29 de agosto - terça-feira

14 h - Credenciamento e entrega de material aos congressistas

18 h - Cerimônia de abertura do 12º Congresso Brasileiro de Folclore Homenagem póstuma a Rose-Marie Reis Agrifoglio, por Paula Simon Ribeiro - Lançamento dos Anais do XI Congresso Brasileiro de Folclore

Bariani Ortêncio - presidente da Comissão Goiana de Folclore

19 h - Conferência 01 - Luís da Câmara Cascudo: um brasileiro feliz.

Conferencista Prof. Dr. Diógenes da Cunha Lima

Presidência da mesa: Dra. Anna Maria Cascudo Barreto

20 h - Entrega de condecorações e outras honrarias

20h30 - Abertura do Salão Brasileiro de Arte e Cultura Popular, da Praça Sabor Brasil.

Hugo Macedo
Image Hosted by ImageShack.us